Novo blog

Eu tenho problemas para manter um blog. Eu sempre esqueço de fazer posts, tinha preguiça e etc. Mas eu realmente preciso manter um blog. Quando fui montar, primeiro pensei em Posterous ou Tumblr, ótimo para quem quer clicar e ter a coisa funcionando em pouco tempo — perfeito para meu perfil preguiçoso.

Mas eu pensei que seria uma ótima oportunidade para aprender deliberadamente, tentar alguma coisa diferente, sair do comum. Comecei com o Nesta, até publiquei um post nele, mas não estava satisfeito. Daí fui procurar outra coisa. Me indicaram duas coisas:

Padrino parece legal, mas não parecia diferente o suficiente para mim. O mesmo eu posso falar do Enki, aliás ainda mais, pois trabalho o dia todo com Rails (e ainda nem é o Rails 3), então, apesar de ser muito bom, desencanei.

Aí descobri esse tal de Jekyll. Totalmente diferente. A ideia dele é que ele gera HTML puro a partir de uma configuração em um arquivo chamado _config.yml. Uma das coisas legais é que eu posso escrever posts no meu computador, usando o markup que eu quiser (nesse caso estou usando Markdown) e o meu editor favorito, o Vim.

E convenhamos que fazer deploy mais simples que copiar HTML’s seria pedir demais.

Compass

Continuando, resolvi testar um outro cara chamado Compass. Ele é uma camada em cima do SASS, com algumas incrementações. Enfim nasceu isso.

Quanto ao layout, eu sou péssimo com design, então ser minimalista não é um estilo, mas falta de opção mesmo.

Para os comentários, estou usando Disqus, que virou basicamente o default pra comentários, e eu não queria sair disso, pois o Disqus é muito bom.

Se alguém quiser ver o resultado, posso colocar no GitHub, mas vou manter em um repo git pessoal, pra que git push seja tudo o que eu precise para atualizar o blog. É isso.

Atualização: Publiquei o código-fonte no GitHub.