Meu café da manhã favorito é a sobra do jantar, não importa o quê. Um minuto de microondas e pronto, a preguiça vence novamente. Porém nem todo dia pode começar de forma tão gloriosa. Se a preguiça ainda reina, a melhor forma de remediar é fazer ovos cozidos: dois me seguram muito bem até o almoço.

Ovos são ótimos também para um lanche da tarde, ou também para colocar em uma salada de maionese (veja esse vídeo de qualidade suspeita que eu fiz pro pessoal da minha empresa [em inglês]) e em sanduíches. Saudáveis (esqueça a bobagem de que ovos tem colesterol alto e que só se pode comer dois por dia) e muito fáceis de fazer.

A forma mais conveniente que encontrei para fazer ovos cozidos é pegar uma panela funda o suficiente para cobrir os ovos por completo com água. Coloque os ovos, cubra com água da torneira mesmo, sem ferver. Depois coloque bastante sal, algo como uma colher de sopa. Ligue o fogo até que a água ferva bastante, que as bolhas estejam grandes e que façam os ovos sambar dentro da panela. Quando isso acontecer, desligue o fogo. Agora aguarde alguns minutos, dependendo do ponto do ovo que você quiser (veja mais abaixo). Por fim, dê um banho de água gelada nos ovos para que eles parem de cozinhar. Você pode fazer isso colocando-os em água corrente da torneira, ou colocando em água com pedras de gelo. Por fim, descasque-os (veja notas para ver a melhor forma de descascar), tempere-os e pronto. Eu gosto com sal e molho de pimenta Sriracha, mas qualquer molho de pimenta que você tiver vai bem. E se não tiver só com sal já basta!

Tempos de cozimento

Veja abaixo a progressão de tempo, que vai mudar dependendo da quantidade de água que você usar e da qualidade dos ovos, ou como você os armazena:

image

Imagem original do site Serious Eats

Experimente com o tempo e veja o que você mais gosta, não existe “jeito certo”. A minha dica para começar é tentar com 9 minutos. Não ficará muito cozido nem cru, daí é fácil de controlar.

Descascando

O jeito que mais gosto de descascar é começar pela ponta mais redonda do ovo. Nesse lugar, fica uma bolsa de ar. Começando por lá, é fácil encontrar uma membrana que fica entre a casca e a clara. Se você conseguir pegar essa membrana, o ovo descasca muito facilmente! Eu bato o ovo em todas as direções para trincar e diminuir as chances de quebrar a membrana.Gostou? Recomende e compartilhe esse post com seus amigos, ou responda a esse post aqui abaixo dando seus comentários!