Vinicius Baggio Fuentes

  1. Software Engineer — Medium
  2. Autor — Casa do Código
  3. Compre já!
28 Dec 2010 — Ambiente De Desenvolvimento Em 7 Itens

Meu ambiente de desenvolvimento em 7 itens

Hoje à tarde fui convidado pelo @jtadeulopes para escrever meu ambiente de trabalho em 7 itens, então aqui vai:

Máquina / Sistema Operacional

Sou usuário de OS X desde 2007, quando ainda trabalhava mais com Python e coisas da faculdade. Hoje uso um MacBook Pro de 13" (Abril 2010). Hardware animal, sem palavras. Este MBP fica ligado a um monitor 22" no trabalho e um 24" em casa, com um teclado bluetooth, mas com a tela fechada (não sou organizado o suficiente para organizar a tela do MBP e o externo).

De vez em quando ainda uso o meu bom e velho Macbook (White de Abril 2007) para fazer algumas coisinhas, como rodar testes demorados e rodar VM's (algumas cópias do Windows XP com IE, um Ubuntu e um Slackware).

Editor

Usava o Vim de 2004 até 2007, mas meu colega de trabalho (ou melhor, freelas) usava o TextMate, então acabei usando ele também.

Porém, desde agosto de 2009, ao trabalhar com o @PotHix acabei voltando a usar o Vim. Mais fácil do que falar sobre essa configuração é você ver minhas configurações nos meus vimfiles no GitHub.

Recentemente eu desenvolvi um pouco em iOS, portanto comecei a usar o XCode, devido a sua integração com a documentação da API e as ferramentas associadas, justamente por estar começando a desenvolver. Pretendo voltar ao (Mac)Vim assim que estiver mais confortável com o processo de desenvolvimento.

Terminal

O meu terminal é o tradicional Bash (não tive muita paciência para testar o zsh) com um monte de coisas do bashrc que ainda não publiquei.

Uso a gem terminitor para gerenciar abas e janelas de acordo com cada projeto, mas o layout costuma ser assim:

Browser

Eu uso o Google Chrome com Livereload. Esse tem sido meu browser padrão por um bom tempo já. Abro outros browsers para efetuar testes, obviamente, mas não costumo usá-los com frequência. Sou um maníaco por abas, nunca as fecho e a tendência é piorar — recentemente estou usando várias janelas do Chrome por não conseguir mais identificar as abas.

Software

Não uso muita coisa além dos tradicionais:

Source-code

Uso o Git no dia-a-dia e para todos os fins tem sido perfeito. Uso o GitX para visualizar algumas coisas quando a coisa fica mais complicada e uso o Kdiff3 como mergetool (obrigado @qmx pela dica). Se você não usa mergetool, você é doido!

Música

Uso fones de ouvido anti-sociais e não escuto nada ao redor. É a melhor maneira de me concentrar e tentar dispersar pessoas que tentam interromper. É difícil se concentrar e em um ambiente aberto interrupções acontecem sempre. Música me ajuda a focar. E eu faço air-batera.

É isso aí. Convido Anderson Leite, Bruno Coimbra e Diego Carrion para essa brincadeira.

Leia também

blog comments powered by Disqus